A taxa de desemprego manteve-se nos 6,5% em outubro, igual a setembro, em linha com as previsões feitas há um mês pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que estima uma subida para 6,7% em novembro.
“Em outubro de 2019, a taxa de desemprego situou-se em 6,5%, mantendo-se inalterada em relação à do mês anterior e à de três meses antes, tendo diminuído 0,1 pontos percentuais relativamente ao valor do mesmo mês de 2018”, refere o INE.
O valor de outubro confirma a estimativa provisória divulgada há um mês.
Comparando com o mês precedente, a população desempregada diminuiu 2,7 mil pessoas (0,8%) e a população empregada diminuiu 3,2 mil pessoas (0,1%).
A estimativa provisória da taxa de desemprego de novembro feita pelo INE, por sua vez, fixou-se nos 6,7%, valor superior em 0,2 pontos percentuais ao do mês anterior.
Para novembro, a taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 19%, um acréscimo de 1,1 pontos percentuais em relação ao mês precedente e a taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 5,7%, o que corresponde a um aumento de 0,1 pontos percentuais relativamente ao mês anterior.
(Notícia Agência Lusa)