Foto: OAmarense

Braga prepara plano para melhorar qualidade de vida

A Câmara de Braga está a desenvolver com a Universidade do Minho um Plano para o Desenvolvimento Sustentável, criando “uma plataforma agregadora e integradora” para enfrentar desafios como “reforço da coesão territorial e social, proteção ambiental e alterações climáticas”.

O protocolo que marca o arranque do novo plano, desenvolvido em colaboração com o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), da Universidade do Minho, foi esta terça-feira assinado e, segundo o autarca de Braga, Ricardo Rio, “testemunha a consciência” de que se enfrenta uma “situação de emergência” em várias áreas da sociedade.

A parceria firmada vai permitir a elaboração de um plano que promova a implementação de soluções concretas e inovadoras” para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em Braga, criando equipas que permitam “cobrir as várias áreas do conhecimento e de investigação”, necessárias ao apoio à elaboração de estratégias para o desenvolvimento sustentável do município.

“Este é o testemunho público de uma vontade e de uma consciência cada vez mais premente, uma vez que estamos confrontados com uma situação de emergência em determinadas áreas que necessitam de respostas prontas e efetivas de toda a sociedade”, afirmou na cerimónia Ricardo Rio.

Segundo o autarca, “o município de Braga não está fechado sobre si próprio” e não pensa “ter entre portas” todas as soluções para os problemas atuais.

“Por isso, temos de ir ao encontro de quem nos pode ajudar e, com isso, ajudar toda a sociedade bracarense”, referiu.

Ricardo Rio garantiu que “há uma predisposição clara para colaborar com quem esteja capacitado para ajudar neste propósito” e a Universidade do Minho, 2e de forma muito particular o IB-S, tem recursos que são extremamente valiosos para desenvolver um novo paradigma para responder aos desafios do presente”.

O autarca apontou este protocolo como “o primeiro passo que vai permitir o desenvolvimento de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável, de forma a produzir resultados dentro dos próximos meses”.

O Plano para o Desenvolvimento Sustentável prevê a constituição de equipas multidisciplinares e multissetoriais que agregam várias áreas da atividade municipal desde os transportes públicos ao ambiente, passando pelo ordenamento e planeamento, para que possam trabalhar em conjunto para desenharmos este instrumento absolutamente inovador a nível nacional do ponto de vista das autarquias locais.

(Notícia Agência Lusa)