Foto: Daniel Monteiro/Rádio Cávado

Pais fecharam Escola da Pousa a cadeado e manifestaram-se

Os pais e os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância da Pousa estiveram, na manhã desta quarta-feira, em manifestação contra a “degradação de anos dos dois edifícios com 40 e 50 anos”.

Com dezenas de populares à entrada da Escola, os pais fecharam o portão das instalações a cadeado, mais tarde cortado por ordens da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A obrigação em levar mantas por causa do frio, acabou por ser a gota de água.

Foto: Daniel Monteiro/Rádio Cávado

Cristiano Coelho, Presidente da Associação de Pais, começou por explicar problemas e indicar que o Município de Barcelos admitiu, esta terça-feira, que já haveria verba para a requalificação.

Também Mariana Pereira, do Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) falou das condições graves em que a Escola da Pousa se encontra.

Em termos políticos, José Maria Cardoso, do Bloco de Esquerda de Barcelos e deputado na Assembleia da República, afirmou que vai dar entrada ainda nesta quarta-feira, uma questão sobre o problema, no Parlamento.

Jorge Esteves, do PAN Barcelos, esteve também no local onde enumerou os vários problemas dos edifícios e mostrou-se solidário com a manifestação.

O protesto juntou dezenas de pessoas, desde o início da manhã, tendo a GNR intervindo para abrir o protão da escola, pelas 9h.

A Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância da Pousa conta com 120 alunos, espalhados pelos dois edifícios com 40 e 50 anos, cada. O projeto de requalificação está pronto e tem um valor base de 967 mil euros, acrescido de IVA.

Alunos levam mantas para a escola devido às degradações da Escola da Pousa