Foto: Tiago Lourenco

Magina da Silva é o novo diretor nacional da PSP

O superintendente-chefe Manuel Augusto Magina da Silva foi, esta quarta-feira, nomeado diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Magina da Silva vai substituir Luís Farinha, que estava no cargo desde novembro de 2013 e cujo mandato já tinha terminado em novembro de 2019.

“O primeiro-ministro e o ministro da Administração Interna nomearam o superintendente-chefe Manuel Augusto Magina da Silva para o cargo de diretor nacional da Polícia de Segurança Pública”, refere uma nota do gabinete do ministro Eduardo Cabrita.

Magina da Silva, de 54 anos, exerce as funções de diretor nacional adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança da PSP desde agosto de 2015, as funções de Diretor Nacional Adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança da PSP.

No início de janeiro, cinco superintendentes-chefes da PSP foram chamados ao gabinete do ministro da Administração Interna, para serem auscultados no âmbito do processo de substituição de Luís Peça Farinha. Entre os oficiais que reuniram separadamente com Cabrita, estavam Manuel Magina da Silva, José Torres, DNA (Diretor Nacional Adjunto) para a Logística e Finanças, Abílio Pinto Vieira, o DNA dos Recursos Humanos, Paulo Lucas, comandante da PSP do Porto e José Barros Correia, diretor dos Serviços Sociais desta força de segurança.

Paulo Lucas e José Barros Correia eram os nomes mais falados para subirem ao topo da hierarquia, por isso a nomeação de Magina da Silva acabou por se revelar surpreendente.

Segundo o MAI, Magina da Silva é licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e concluiu os cursos de operações especiais, de direção e estratégia policial e de auditor de defesa nacional.

(Notícia Agência Lusa)