O concelho de Barcelos vai ter o novo aterro sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado, orçamentando em 30 milhões de euros e que vai entrar em funcionamento em 2021.
A notícia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que revelou que “2021 é também o prazo de capacidade do atual aterro sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado, gerido pela Resulima, e situado na freguesia de Vila Fria, em Viana do Castelo, sendo que, algumas partes já começaram a ser seladas” até à desativação total.
A nova Unidade de Valorização de Resíduos Sólidos (UVRS) vai estar na freguesia de Paradela, em Barcelos, e foi candidatada aos fundos do Norte 2020, financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
O novo aterro está a ser construído numa área próxima à antiga lixeira de Laúndos, ocupando uma mancha de terreno de cerca de 12 hectares.
Os trabalhos foram iniciados em 2017, tendo o administrador da Resulima, referido que o novo aterro sanitário tem uma capacidade de receção de 800 mil metros cúbicos de resíduos.