Fonte: João Relvas/Lusa

Decisão sobre encerramento de escolas adiada para esta quinta-feira

O primeiro-ministro adiou o anúncio do possível encerramento das escolas para quinta-feira, por causa do surto do Covid-19, após decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública, que se reuniu nesta quarta-feira.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos, tendo infetado mais de 117 mil pessoas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 59 em Portugal, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje com dados atualizados às 00:00, há 83 casos que aguardam resultado laboratorial. No total, desde o início da epidemia, registaram-se 471 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, um aumento face aos 667 divulgados na terça-feira.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com três casos confirmados da doença.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento em quarentena.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

(Notícia Agência Lusa)