Foto: DR

Governo vai declarar estado de alerta em todo o país

O Governo vai decretar, esta sexta-feira, estado de alerta em todo o país. Todos os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS), meios de proteção civil e forças de segurança ficam em prontidão.

A decisão foi avançada em comunicado publicado na página do Governo, após reunião de conselho de ministros, que terminou durante esta madrugada. Para trabalhadores do SNS fica suspenso o limite de trabalho extraordinário, sendo também simplificada a sua contratação.

É obrigatória a mobilidade e os médicos aposentados podem ser contratados, sem limite de idade. Para as famílias, fica com faltas justificadas no trabalho quem ficar em casa a acompanhar filhos até 12 anos. Os trabalhadores por conta de outrem recebem 66% da remuneração base, 33% assegurado pelo empregador e o restante pela Segurança Social.

Em relação aos trabalhadores independentes, recebem no valor de 1/3 da remuneração média. O Conselho de Ministros tomou ainda “diversas medidas de organização e funcionamento dos serviços públicos e outro tipo de estabelecimentos”.

(Notícia Agência Lusa)