Foto: DR

Juntas de Freguesia de Barcelos voluntariam-se para ajudar

Face à pandemia do Covid-19, são várias as autarquias locais do concelho de Barcelos que prontamente se fizeram voluntários para ajudar as pessoas mais carenciadas ou idosos das freguesias.

Com publicações nos seus meios sociais, conheça as Juntas de Freguesia que oferecem os seus serviços à população.

A Junta de Freguesia de Vila Seca auxilia todas “as pessoas em situação de maior fragilidade” com a entrega de bens de necessidade, seja mercearia ou farmácia, na casa de cada um. A autarquia quer, assim, que as pessoas “não se exponham ao vírus” e, para tal, dispõe os contactos disponíveis.

Também a Junta de Freguesia de Macieira de Rates informou, via Facebook, que “está disponível para ajudar todos os que necessitem de compras urgentes, medicação ou contacto com o Centro de Saúde”. A Junta deixa ainda os contactos e o alerta para não sair de casa.

A Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria apelou ao espírito comunitário, para que todos estajam solidários “com aqueles que têm menos capacidades económicas e com aqueles que pertencem aos grupos de risco, nomeadamente os mais idosos”. Para tal, a Junta propõe que todos os familiares, amigos e vizinhos ajudem as pessoas a obter os bens para o dia-a-dia.

A Junta de Freguesia de Cossourado comunicou que “as pessoas mais idosas e vulneráveis residentes na freguesia”, dispõe de uma carrinha de transporte social para “auxiliar na aquisição de bens de primeira necessidade e medicamentos até às suas habitações”.

Por último, a Junta de Freguesia de Fornelos também adere ao mote “Não saia de casa! Nós vamos por si” e comunica que tem “voluntários dispostos a ajudar nas idas ao supermercado, talho, farmácia ou outra situação de necessidade para a população de risco”.

A Rádio Cávado entende que nem todos necessitem de comunicar e, com certeza, todas as Juntas de Freguesia apoiam os seus cidadãos neste período de recomendações.