IPCA apoia Institutos Politécnicos de Viseu e Leira para desenvolver protótipos de ventiladores

Os Institutos Politécnicos de Viseu e de Leiria, com o apoio do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e de Viana do Castelo (IPVC), anunciaram este domingo que, no espaço de uma semana, desenvolveram com apoio de uma rede, dois protótipos de ventiladores para tentar dar resposta à escassez destes equipamentos.

A ideia surgiu há uma semana e uma equipa de cerca de 15 a 20 pessoas dos dois politécnicos começou a desenvolver dois protótipos de ventiladores de emergência.

O projeto é desenvolvido com a colaboração de uma rede de politécnicos de norte a sul do país e de empresas, que desenvolveram dois protótipos de ventiladores que poderão depois ser fabricados em série, após um processo de licenciamento, afirmou à agência Lusa o presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), João Monney Paiva.

Com base num modelo de acesso livre disponibilizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a equipa, que contou sempre com o acompanhamento de médicos, terminou neste sábado, por volta das 23:00, os primeiros dois protótipos, estando ainda a ser desenvolvido um terceiro sistema, referiu João Monney Paiva.