Fonte: Divulgação PCP

Direção de Braga do PCP apresenta “necessidade de assegurar medidas de segurança para as atividades económicas”

A Direção da Organização Regional (DOR) de Braga do Partido Comunista Português (PCP) destaca, em comunicado, a “necessidade e se assegurarem medidas de segurança para o funcionamento de atividades económicas e da produção nacional de salvaguardar o abastecimento da região e do país”.

Em nota, a comissão regional começou por enaltecer o papel dos profissionais de saúde, das forças de segurança e da proteção civil.

O PCP mostra-se preocupado, principalmente, a “nível alimentar combatendo a especulação dos preços, de produtos básicos e de medicamentos que se têm verificado”.

O comunicado acrescenta que se tem “assistido à multiplicação de atropelos de direitos em quase todos os sectores”.

Segundo o partido, tem havido “inúmeras denúncias de ataques dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente, despedimentos selvagens de centenas de trabalhadores, principalmente os que têm vínculos precários com Empresas de Trabalho Temporário e trabalhadores em período experimental, a colocação de trabalhadores em férias forçadas, a alteração unilateral de horários, a redução de rendimentos por via do Lay-off e também pelo corte de prémios e subsídios, entre os quais o subsídio de refeição, designadamente a quem é colocado em teletrabalho e a recusa do exercício dos direitos parentais”.

A DOR de Braga reitera, assim, a “urgência na tomada de medidas de prevenção e de alargamento da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, medidas para assegurar o funcionamento das atividades económicas fundamentais para a necessária resposta às necessidades de bens e serviços das populações”.