O Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP) foi durante o início desta terça-feira evacuado, tendo cinco utentes infetados sido internados no Hospital de Barcelos.
A transferência contou com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Aldreu e deu-se pelas 2h30 da madrugada.
A indicação surge pela Câmara Municipal de Barcelos, que em conjunto com as autoridades de saúde, a Segurança Social e a Proteção Civil Distrital, deslocou também 18 utentes não infetados com Covid-19 para o Seminário da Silva, em Barcelos.
Os utentes foram sujeitos a testes, como previsto por Miguel Costa Gomes, presidente do Município de Barcelos, esta segunda-feira, cujo resultado deverá ser conhecido em breve. Todo o CASP será desinfetado e as instalações ficarão prontas para “voltar a acolher todos os utentes, logo que sejam conhecidos os resultados.
Os utentes infetados também poderão voltar ao Centro Social, mas isolados numa ala previamente preparada para o efeito, de acordo com as orientações das autoridades de saúde”.
O comunicado diz ainda que vai ser a Segurança Social a complementar o quadro de funcionários da instituição, devido que a maior parte está a quarentena.