Câmara Municipal vai adquirir 200 computadores para alunos carenciados

A Câmara Municipal de Barcelos vai adquirir 200 computadores com acesso à internet para os alunos carenciados do pré-escolar e do 1.º ciclo, no sentido de assegurar o acesso ao ensino à distância a todos os alunos do concelho.
Estes equipamentos serão distribuídos pelos agrupamentos escolares que, em estreita colaboração com o Município, farão a entrega temporária aos alunos sinalizados como prioritários em termos de vulnerabilidade social e risco de abandono escolar, até ao final do presente ano letivo.
Devido ao encerramento das escolas, provocado pelas medidas de contenção da propagação da pandemia do Covid-19, tornou-se necessário adaptar as metodologias educativas a um ensino à distância, através de equipamentos informáticos com ligação à internet.
Parte dos trabalhos são enviados pelos docentes aos alunos via email e, por outro lado, o Município disponibilizou aos alunos, no início do ano letivo, um conjunto de ferramentas educativas, como a plataforma Mais Cidadania, que contêm um conjunto de conteúdos pedagógicos destinados ao pré-escolar e ao 1.º ciclo, aos quais só é possível o acesso via web.
Para que a todos os alunos seja dada a possibilidade de aceder a estes conteúdos online, garantindo, assim, o direito universal à educação, o Município vai adquirir os computadores equipados com internet, que passarão a integrar o património informático das escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm e em www.radiocavado.pt