Comunidades ciganas de Barcelos recebem kits higiene para combate ao Covid-19

“A Vereadora da Ação Social, Armandina Saleiro participou na entrega de kits de higiene a 37 famílias residentes no concelho de Barcelos, angariados ao abrigo da campanha SOS Comunidades Ciganas, que visa apoiar famílias carenciadas no combate à pandemia da Covid-19. A sessão decorreu no dia 5 de maio, no Centro Social Abel Varzim, em Cristelo.

Os ‘kits’ compostos por máscaras, luvas, álcool, sabão, toalhitas desinfetantes e lixívia servem para auxiliar as famílias que vivem em acampamentos e barracas, sem acesso a água, luz e a uma habitação digna, sendo as que mais necessitam de proteção face à pandemia.

Na entrega dos kit´s, a vereadora afirmou “a importância da adoção de novos comportamentos sociais e boas práticas para a contenção da propagação da Covid-19”.

Armandina Saleiro salientou, ainda, a necessidade de alertar e sensibilizar a comunidade de etnia cigana para «os riscos associados a algumas práticas comuns no seu dia a dia, desaconselhando deslocações em grupo, quer seja nas idas ao supermercado e ao hospital, quer seja no caso de quem vive em barracas e que tem por hábito utilizar os balneários públicos em simultâneo com várias pessoas do mesmo agregado familiar».

A campanha “SOS Comunidades Ciganas” lançada pela Rede Europeia Anti-pobreza Portugal está a trabalhar com comunidades em nove concelhos portugueses (Elvas, Beja, Mourão, Guarda, Fundão, Viseu, Braga, Barcelos e Porto) e pretende com esta campanha, lançada a 9 de abril, ajudar a travar a pandemia, atribuindo kits de segurança e higiene às comunidades ciganas, sobretudo às famílias que vivem em acampamentos e barracas e em condições de higiene que colocam em risco a saúde individual e comunitária.

De acordo com os números mais recentes existem 24.210 portugueses ciganos em território nacional.”

CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt