Águas de Barcelos atribuiu culpa na interrupção no abastecimento de água

A empresa Águas de Barcelos enviou às redações um esclarecimento sobre o sucedido no passado sábado, onde algumas zonas de Barcelos ficaram sem abastecimento de água.

Esclarecimento – Interrupção no abastecimento de água no passado sábado:

Às 15h21, a empresa EMM (Elias Moreira Monteiro), empreiteiro da obra do Intermarché de Barcelos, durante a sua obra, danificou a conduta principal de abastecimento à cidade: uma conduta de grande dimensão (350 mm).

De imediato, uma equipa deslocou-se ao local e às 15h54 foi possível fechar a água para iniciar a reparação da conduta. Às 18h15, a reparação estava concluída e às 18h34 foi possível iniciar a reposição do abastecimento.

A cidade é abastecida pelo reservatório do Faial, localizado em Vila Boa, cuja rede se estende, praticamente, por todas as ruas de Vila Boa, Arcozelo, Barcelos, perfazendo 77 km de rede e quase 5000 ramais de abastecimento para cada prédio ou moradia. Trata-se de uma rede complexa e foi a conduta principal que abastece esta rede que foi afetada.

Assim, na fase de colocação da rede em carga, foi necessário manobrar as válvulas com prudência de forma a evitar-se um choque hidráulico (golpe de ariete) que pudesse provocar uma nova rotura. Pelo que, da análise dos contactos do dia, corroborada pela análise da telegestão, essa reposição só ocorreu plenamente às 21h20.

Os contactos dos nossos clientes foram tantos que, de facto, a linha de receção de avarias não funcionou da melhor forma. Também identificámos uma falha na comunicação via página de internet da Águas de Barcelos. Situação que está a ser analisada internamente e que esperamos resolver em breve.

Lamentamos o incómodo causado a todos os nossos clientes, no entanto, podemos garantir que tudo fizemos para que a reparação fosse feita da forma mais célere possível.»

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt