Mariana Afonso concluiu a Taça do Mundo FIM de Trial na 8ª posição, na categoria Trial2 Women.
Segue-se Girona, na Catalunha, já este fim de semana, onde vai tentar conquistar o título de campeã de Espanha de Trial, competição que lidera.
A piloto apoiada pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, de 15 anos, a mais jovem
praticante de todo o pelotão, garantiu o 8º lugar nas três provas realizadas para a Taça do Mundo, aos comandos da sua Sherco: em França (Isola 2000), Espanha (Pobladura de las Regueras) e Andorra( Sant Juliá). Entre a elite mundial, Portugal foi representado ainda na prova por Sofia Porfírio, 9ª classificada.
Terceira e última ronda, o Trial GP Andorra disputou-se no fim de semana, num traçado exigente e
com enormes rochedos, num vale de grande inclinação. A chuva marcou presença e tornou a ação de todos os concorrentes ainda mais difícil.
A prova andorrenha “foi um enorme desafio, não só pelas caraterísticas do terreno, mas também
porque a chuva fez com que a aderência fosse muito reduzida em certos locais”, o que exigiu que
“evoluísse nessas condições”. A atleta de Viana do Castelo sente-se “feliz e satisfeita por terminar a primeira Taça do Mundo” no Top 8, “entre pilotos muito mais experientes” na modalidade.
Mariana Afonso estreou-se no mundo das motos com apenas 8 anos, no Supercross, enveredando depois pelo Trial, onde já conta com um vasto currículo desportivo, ao qual vai tentar acrescentar o título de campeã de Espanha 2020, em Feminino TR3, já este fim de semana, em Girona, na Catalunha.