Teatro de Balugas estreia em Barcelos ” A Furgoneta”

A estreia de “A Furgoneta” marca a abertura do Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA. O novo espetáculo do Teatro de Balugas, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, realiza-se no dia 25 de setembro, pelas 21h30, na Sala Principal do Teatro Municipal de Viana do Castelo, e, no dia seguinte, 26 de setembro, à mesma hora, no Theatro Gil Vicente em Barcelos.

De 25 a 27 de setembro, o Teatro do Noroeste – CDV apresenta a 3.ª edição do Festival PLATTA, estando este ano, excecionalmente, concentrado entre Portugal e a Galiza. Este Festival conta com os espetáculos “A Furgoneta”, do Teatro de Balugas e “Coa Mirada Nas Súas Mans”, do Lohengrin Teatro, para além das Leituras Encenadas do texto vencedor do II Prémio PLATTA de Teatro Breve. A entrada é livre, mas sujeita a levantamento de bilhete.

No dia 26 de setembro, o novo trabalho da companhia de teatro barcelense é apresentado no Theatro Gil Vicente em Barcelos, às 21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos online em https://GilVicente.bol.pt/.

“A Furgoneta” conta-nos a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa passa a startup, e a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados por um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos vêm-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa.

À boleia da furgoneta, somos também confrontados com a desertificação e o abandono do mundo rural. No retrovisor, já se avistam escavadoras!

O texto deste novo trabalho do Teatro de Balugas é o projeto vencedor da 1.ª edição da Bolsa TEIA de Criação Teatro Amador 2020, lançada com o objetivo de incentivar a produção de teatro amador no âmbito das associações que integram a rede cultural TEIA – Teatro Em Iniciativa Associativa, do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana do Castelo.

+ informações: [email protected]

Cávado fm

A voz de barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt