Município decidiu encerrar o Cemitério Municipal de Barcelos nos dias 31 de outubro e 1 de novembro

Em comunicado enviado à nossa redação, o Município decidiu encerrar o Cemitério Municipal de Barcelos nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, mas autorizou a abertura daquele espaço até às 19h00, entre os dias 26 e 30 de outubro, de modo a possibilitar a visita a quem não o possa fazer noutro horário.

Leia o comunicado na íntegra:

“No dia 1 de novembro, por tradição, há uma grande afluência aos cemitérios.
Este ano, a data ocorre ao domingo, sendo de esperar que, na véspera, também se verifique uma grande afluência de pessoas aos cemitérios, para limpeza e ornamentação de sepulturas e jazigos.
No passado dia 14 de outubro foi declarada a situação de calamidade no país, devido à pandemia do Covid-19, tendo sido definidas restrições quanto à presença simultânea e no mesmo local de um grande número de pessoas.
Também a Unidade de Saúde Pública do concelho considera que “as recentes alterações na difusão da pandemia, com aumento muito acentuado do número de novos casos e claro descontrolo nos seus contactos”, devem levar os cidadãos a redobrar cuidados para evitar a transmissão do vírus, não recomendando a abertura de espaços como os cemitérios.
Por outro lado, na reunião da Comissão Distrital da Proteção Civil de Braga, realizada hoje, foi decidido apelar aos cidadãos para não se deslocarem aos cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, como medida de proteção e de prevenção do Covid-19.
Também o Arcebispo de Braga não recomenda a realização de romagens e procissões religiosas nos cemitérios naquelas datas.
Assim, atentas as razões de saúde públicas e as tomadas de posição de algumas entidades civis e religiosas, a Câmara Municipal de Barcelos decidiu encerrar o Cemitério Municipal de Barcelos nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, autorizando a abertura daquele espaço até às 19h00, entre os dias 26 e 30 de outubro, de modo a possibilitar a visita a quem não o possa fazer noutro horário.”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt