Surto de covid19 no lar da casa do Povo de Alvito com 13 pessoas infetadas.
“Há um surto no lar da Casa do Povo de Alvito, em Barcelos, com nove utentes e quatro colaboradores infetados. Não há nenhum hospitalizado. “A situação está controlada”, refere a O MINHO o presidente da instituição, José Silva.
O surto no lar, que tem 29 utentes, teve origem num colaborador externo. Logo que foi detetado o caso a Casa do Povo de Alvito realizou testes rápidos a todos os colaboradores e utentes, que revelaram três positivos.
Depois, foram realizados novos testes, cujos resultados foram conhecidos na quarta-feira: nove utentes testaram positivo, bem como dois colaboradores internos e dois externos.
Os doentes covid estão separados dos restantes e a ser “avaliados diariamente”, sendo que apenas quatro apresentam sintomas de grau ligeiro e os restantes encontram-se assintomáticos.
“Está tudo isolado. Estamos a cumprir todas as regras”, refere José Silva, realçando que a instituição está em contacto permanente com a autoridade de saúde pública, que “tem sindo incansável”.
Entretanto, o Centro de Dia da instituição foi encerrado, “embora estivesse à parte”, não tendo contacto com o lar.
As restantes respostas sociais – Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Pré-Escolar e C.A.T.L. – mantêm o seu normal funcionamento.
A instituição salienta que não existe qualquer tipo de contacto entre as equipas de trabalho destas respostas e os colaboradores do lar.”
Texto de: “Pedro Luis Silva”
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt