Barcelos volta a liderar no distrito e é destaque a nível nacional na eficiência financeira

O Município de Barcelos lidera, mais uma vez, o ranking dos municípios do Distrito de Braga com melhor eficiência financeira em 2019, mantendo o lugar que já ocupa desde 2017. A nível nacional, Barcelos está em 11.º lugar da lista dos 100 melhores grandes municípios.
Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado no dia 24 de novembro, Barcelos está em 42.º lugar no conjunto dos 308 municípios do país, quanto à eficiência financeira.
O Anuário utiliza dez indicadores para o ranking global da situação financeira dos municípios, sendo eles: a liquidez, o resultado operacional deduzido de amortizações e provisões, o peso do passivo exigível no ativo, a taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, o prazo médio de pagamentos, o grau de execução do saldo efetivo, o índice da dívida total, o índice de superavit e os impostos diretos por habitante.
A nível nacional verifica-se uma melhoria global assinalável dos municípios quanto aos seus indicadores financeiros, designadamente quanto à independência financeira dos municípios de grande dimensão (67,6%), um aumento das receitas provenientes  de impostos e taxas que superaram o total das transferências correntes e de capital, uma baixa significativa dos passivos financeiros (-28,9), um aumento dos pagamentos dos compromissos assumidos, um aumento de 12,5% do investimento direto,  diminuição da dívida e redução de tempo de pagamento a fornecedores, estabilização da independência financeira, entre outros.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses tem como autores Maria José da Silva Fernandes, Pedro Jorge Sobral Camões e Susana Jorge e conta com a colaboração de Ana Teixeira e Ana Rita Abreu, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, sendo editado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt