Lar da Misericórdia de Barcelos anunciou 73 infetados com Covid-19

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos anunciou esta terça-feira a instituição, que tem um surto ativo de Covid-19 no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, com 51 idosos e 22 colaboradores infetados com o novo coronavírus.

Atraves das suas redes sociais, a Santa Casa acrescenta que a maioria dos doentes está assintomática, em confinamento nos quartos e sob acompanhamento de médico, equipa de enfermagem e auxiliares de geriatria.

Segundo a Misericórdia, entretanto está “em remissão” o surto no Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor, que afeta, presentemente, 12 utentes e três colaboradores.

Leia o comunicado da Santa Casa da misericórdia de Barcelos:

“A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos tem, neste momento, um surto ativo de COVID-19 no Lar Nossa Senhora da Misericórdia. Nesta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), registam-se 51 utentes e 22 colaboradores com resultado positivo para SARS-CoV-2. A maioria dos doentes encontra-se assintomática, em confinamento nos quartos e sob acompanhamento do médico, equipa de enfermagem e auxiliares de geriatria da Santa Casa.

Em remissão – mas, naturalmente, a merecer toda a nossa atenção e cuidados –, está o surto no Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor, que afeta, presentemente, 12 utentes e três colaboradores. Encontrando-se todos assintomáticos, prevê-se, nos próximos dias, a retoma das visitas, bem como o regresso às rotinas do lar, adaptadas à pandemia.

Nas restantes unidades operacionais de Pessoas Idosas, não há qualquer surto ativo e, nas de Educação na Infância, bem como de Saúde, não há qualquer situação de infeção.

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está focada em enfrentar da melhor forma a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos. A instituição procura, desde o primeiro momento, assegurar os melhores cuidados possíveis aos utentes e colaboradores com resultado positivo, mas igualmente em salvaguardar os que estão ainda à margem desta pandemia.

Desde o início da pandemia, já foram efetuados mais de 1300 testes de rastreio aos cerca de 200 colaboradores na linha da frente, assim como mais de 1200 testes a cerca de 250 pessoas idosas. Desde junho, a instituição reforçou igualmente as suas equipas nas ERPI, com mais 52 colaboradores, para responder às necessidades e resistir à pandemia.”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt