Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” adiado para junho

O 17º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, que o Município de Barcelos vai acolher, tem nova data. O evento, originalmente apontado para 15, 16 e 17 de abril, acabou adiado devido à pandemia pela Covid-19. Está agora agendado para 3, 4 e 5 de junho.
O congresso, que este ano se dedica ao tema “A era da infraestrutura”, propõe-se a debater sobre a mobilidade ativa.
O convite para o Município receber este importante evento partiu da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que divide a organização do congresso com a sua congénere espanhola, a ConBici.
Trata-se de um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável e realiza-se, de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.

O Congresso Ibérico terá a sua sessão de abertura a 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, decretado pela ONU, em 2018.
A escolha de Barcelos para a realização da edição de 2021 do Congresso Ibérico representa uma excelente oportunidade para cimentar as boas práticas no domínio da mobilidade ciclável que estão a ser pensadas e implementadas na cidade.
Refira-se que a autarquia tem vindo a fazer uma forte aposta nos modos suaves de transporte. Além do BarcelosBus, iniciado em 2018 com duas linhas de transporte público urbano, o Município vai avançar com a criação de uma Ciclovia Circular na área mais densa da cidade e fazer melhorias das condições operacionais e de rebatimento do transporte público, num investimento aproximado de 2.8 milhões de euros.

A futura Ciclovia Circular alinha com o projeto “U-Bike” criado pelo IPCA, que se centra na cedência de bicicletas à comunidade académica.
Estas são as primeiras etapas de um programa que transformará o conceito de mobilidade na cidade. Mas o projeto não se esgota aqui. Em curso está já o concurso público internacional para a Prestação do Serviço Público de Transporte Rodoviário Regular de Passageiros no concelho, bem como para um sistema de bicicletas partilhadas com 500 veículos.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt