Presidente da ARS Norte e Miguel Costa Gomes visitaram Centro de Vacinação na Escola Secundária

O Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes e o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, visitaram, este domingo, o Centro de Vacinação de Barcelos instalado na Escola Secundária de Barcelos, acompanhados pelo Diretor do ACES Cávado III Barcelos / Esposende, Fernando Ferreira.
Foram vacinadas 783 pessoas, entre professores e pessoal não docente do 1.º Ciclo e Pré-Escolar, este fim de semana em Barcelos, um passo importante para o processo de vacinação em massa.
“Visitamos durante este fim de semana vários centros de vacinação no Norte, no fundo para nos inteirarmos de como está a correr o processo e em todos os locais, e Barcelos não é exceção, está a correr muito bem”, referiu Carlos Nunes.
O Presidente da ARS Norte salienta a importância do apoio da autarquia, no sentido em que “a saúde conta com a colaboração de todas as autarquias e Barcelos é um bom exemplo disso, porque nos Centros de Saúde não teríamos condições físicas para implementar este processo de vacinação, assim como a disponibilidade dos próprios recursos humanos”.
“Tivemos uma boa adesão dos professores e do pessoal não docente e a vacinação tem sido um sucesso. Os números são a prova disso. Este fim de semana estamos a vacinar os professores e pessoal não docente do 1.º Ciclo e Pré-Escolar e vamos vacinar os outros níveis de ensino no fim de semana de 10 e 11 de abril. Depois, passamos para a fase de vacinação em massa para que tenhamos, até início de setembro, 70% da população vacinada. Esse é o nosso objetivo para termos imunidade de grupo”
Para Miguel Costa Gomes, “este é mais um passo importante no processo de vacinação porque só com este trabalho em rede é possível garantir que ultrapassamos esta situação em segurança e que conseguimos voltar a apostar no desenvolvimento social e económico do concelho e do país”. “Este é um momento de ter esperança no futuro”, acrescentou.


“Esta visita do Presidente da ARS Norte serviu para iniciar a fase da vacinação para a população em geral, e a Câmara Municipal pode proporcionar as condições necessárias e apoio logístico”, assegurou o Presidente da Câmara.
Miguel Costa Gomes aproveitou ainda a ocasião para destacar “o empenho e qualidade dos profissionais de saúde” e elogiar “o planeamento e organização” com que têm sido desenvolvidas todas as ações de combate à pandemia da Covid-19.
De referir que no ACES Cávado III Barcelos / Esposende já foram, até ao momento, efetuadas cerca de 10.370 inoculações da primeira dose da vacina e 4.100 da segunda dose.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt