Censos 2021 realizam-se a partir de abril

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realiza, a partir de 5 de abril, o trabalho no terreno dos Censos 2021, com maior uso de tecnologias e um plano de contingência, permitindo o recrutamento temporário de milhares de recenseadores.
Nesta data, começarão a ser distribuídos os códigos livres nas caixas de correio de todos os alojamentos, por parte de recenseadores devidamente credenciados.
São estes códigos que vão permitir aos cidadãos responder de forma autónoma aos Censos, preferencialmente através da internet, ajudando a traçar o retrato atualizado da população e da habitação em Portugal.

A partir de 19 de abril, data da operação censitária, todos os cidadãos devem responder ao questionário, via internet, de preferência até 3 de maio, utilizando o código colocado deixado na caixa do correio, sendo que nesta fase não serão entregues questionários em papel.
O questionário, bem como todas as informações, estará disponível em: http://censos2021.ine.pt
A exaustividade da recolha e do tratamento dos dados dos Censos conferem a esta operação um papel único no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, a nível nacional, regional e local, produzindo também informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.
Os Censos 2021 serão realizados através de um questionário exaustivo junto de toda a população, com recurso a um processo de recolha de informação na sua maioria através da internet, estratégia que permite a melhoria da qualidade da informação recolhida e adequa-se às atuais formas de comunicação da sociedade.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt