Votação do Orçamento Participativo arranca hoje e termina em 5 de maio

Começa, hoje, 15 de abril, a fase de votação dos projetos do Orçamento Participativo (OP) do Município de Barcelos. Em votação estão 69 propostas escolhidas por 14322 barcelenses que se inscreveram no site participe.cm.barcelos.pt.
Nesta fase de votação, que decorre até 5 de maio, os cidadãos podem apenas escolher um dos 69 projetos admitidos. Recorde-se que a votação é feita no portal do OP, em http://participe.cm-barcelos.pt, mas também é possível votar por sms, permitindo assim, simplificar o processo de votação.
Entre as propostas elegíveis a votação, alguns projetos inserem-se na área do desporto, saúde e bem-estar,  área cultural, ecologia, ambiente e energia, área da qualidade de vida, área do património material e imaterial, área da educação e juventude, a área da inovação e empreendedorismo, a área da democracia e cidadania, a área da solidariedade e coesão social e na área da mobilidade.
De referir que o montante destinado aos projetos do OP 2021 é de 500 mil euros, sendo que podem votar maiores de 16 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
O orçamento participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.
O Orçamento participativo é um processo de caráter consultivo e deliberativo, através da instituição progressiva de mecanismos de co-decisão.
As propostas da 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Barcelos tiveram que ser enquadradas no tema Felicidade e assentes nos principais fatores definidos pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tais como: promover o desenvolvimento educacional para a inclusão social; preservar e promover os valores culturais, estimular a participação em atividades desportivas, promover a igualdade de género e liberdade de pensamento, promover a saúde como garantia da vida; promover a resiliência ecológica na base do desenvolvimento sustentável e promover o desenvolvimento sustentável para a inclusão e potencialização do nível de vida.
Conheça, mais detalhadamente, as 69 propostas em votação e saiba tudo sobre o OP Barcelos 2021 em participe.cm-barcelos.pt.

Cávado fm

A voz de barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt