Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar de Barqueiros

No âmbito do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, o Município de Barcelos inaugurou, ontem, 27 de abril, o sexto painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, onde os alunos do Centro Escolar de Barqueiros perpetuaram os seus direitos, através de um trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos. No final do ano letivo, será constituído um painel onde todos os direitos estão representados.

Nos 800 azulejos que compõem o painel, resultado do trabalho conjunto de diferentes escolas e trabalhado ao longo do ano letivo com maior incidência pelos alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
Este painel, o sexto a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, foi inaugurado pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e Vereadora da Educação, Armandina Saleiro, que elogiou o trabalho desenvolvido e realçou a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar nunca se esqueçam que vocês são o presente do país e que temos que preservar os vossos direitos e valores”, referiu a Vereadora.

Sobre o painel, a Vice-Presidente da Câmara classificou-o, também, como “um marco na criatividade”, sendo já o sexto instalado noutras tantas escolas do concelho.
Armandina Saleiro elogiou o trabalho de cooperação que permitiu a criação destes painéis, não só dentro e entre as escolas, mas também entre a Biblioteca Municipal e o Museu da Olaria.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Jorge Saleiro, o painel “é algo que além de embelezar a escola tem um significado especial”, já que preserva a “memória” do que são os direitos das crianças que “cabe aos adultos preservar”.
A inauguração contou ainda com a presença da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia de Barqueiros, Agostinho Pires.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

www.radiocavado.pt