Amigos da Montanha realizam Travessia no Maciço Central dos Picos da Europa

A equipa de montanheiros dos Amigos da Montanha foi até ao maciço central dos Picos da Europa, em Espanha, para realizar uma travessia em ambiente de montanha. Os 40 quilómetros, percorridos nos dias 11 e 12 de junho, fizeram-se por vales esculpidos na pedra e alguns bancos de neve que ainda não derreteram.

No primeiro dia desta Travessia de Montanha, o trajeto percorrido uniu as aldeias de Sotres e Cordiñanes, subindo pelo canal de San Luis. Nesse mesmo dia, os montanheiros ascenderam ao Pico de La Padiorna, onde atingiram o ponto mais alto do percurso – 2314m – e puderam visualizar alguns dos picos mais imponentes do maciço central. Depois desta contemplação das maravilhas que a montanha oferece, a descida até à aldeia de Cordiñanes fez-se por Vega de Asotín, local caracterizado por um grande acumulado de cascalho e pedras soltas, o que trouxe ainda mais dificuldades a uma descida já por si exigente.

No dia seguinte, desde Cordiñanes até à aldeia de Caín, a descida atravessou os bosques centenários situados nas encostas do rio Cares. A rota traçada pelos montanheiros levou-os pela Ruta del Cares, caminho esculpido nas encostas das paredes montanhosas que delimitam o rio Cares e onde se localiza um canal de água que liga as aldeias de Caín e Poncebos, local onde terminou com sucesso mais esta atividade da equipa de montanha.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

www.radiocavado.pt