Covid-19: Concelho de Barcelos em risco elevado

O concelho de Barcelos passou para ” Risco Elevado” e recua no desconfinamento.
A decisão foi tomada em concelho de ministros nesta última quinta feira.
A entrada na lista de risco implica entre outras coisas, o recolhimento obrigatório das 23h às 5h e apresentação de teste negativo ou certificado digital nos restaurantes ao fim-de-semana.

O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Restrições nos concelhos de risco elevado:

  • Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00;
  • Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
  • Comércio a retalho até às 21h00;
  • Espetáculos culturais encerram às 22h30.

“O país está numa situação em que é necessário manter as regras de distanciamento social. Não temos condições para considerar a pandemia controlada“, declarou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A situação conheceu um agravamento nas últimas semanas, com o número diário de infetados a disparar, numa altura em que a variante Delta, mais contagiosa, já é dominante.

Há especialista que consideram mesmo que Portugal já está na quarta vaga da pandemia da doença que chegou ao país em março de 2020.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt