RECOVERY IPSS assina Protocolo de Cooperação com Global Mental Health Peer Network”

A barcelense RECOVERY IPSS assinou, ontem, um protocolo de cooperação com a Global Mental Health Peer Network (GMHPN), a primeira organização global, sedeada na África do Sul (Joanesburgo), dedicada à capacitação de pessoas com condição de saúde mental
A cerimónia de assinatura decorreu em formato online, em direto, nas páginas oficiais das redes sociais de ambas as Instituições, tendo contado com a presença de Miguel Durães, Presidente da Direção da RECOVERY IPSS, e de Claudia Sartor, Diretora Executiva Adjunta da GMHPN, em representação de Charlene Sunkel, fundadora e Diretora Executiva.
GMHPN está presente em 36 países, tendo 87 representantes. Com a assinatura deste protocolo, abre-se caminho, não só, à afiliação de utentes da RECOVERY IPSS, candidatando-se a representantes portugueses, fazendo com que o nosso país se torne o 37º com representação nesta organização global, como se criam condições para trocas de experiências e formação entre ambas as Instituições.
Miguel Durães considera que ” a assinatura deste protocolo é um marco histórico para o nosso país. A GMHPN colabora com organizações internacionais, como a ONU e a OMS, e tem como objetivo principal ajudar a cultivar uma nova geração de líderes com condição de saúde mental, impulsionar a mudança e a transformação no setor global da saúde mental, num sentido em que nós, enquanto instituição, nos revemos plenamente“. Por tal, sentem-se honrados porque irá permitir o acompanhamento e mentoria necessários para os seus utilizadores, tal como para todos aqueles que assim o pretendam e tenham esse desejo no nosso país. ” Com este protocolo, vamos permitir o alargamento de experiências sem fronteiras aos nossos utilizadores, familiares e cuidadores para continuarmos na senda da definição de políticas, investigação e práticas centradas na defesa dos direitos humanos na saúde mental. É uma honra para a nossa instituição fazer este caminho em conjunto com a Global Mental Health Peer Network“, conclui.
Por seu turno, Claudia Sartor, salienta que ” a Global Mental Health Peer Network tem o prazer de unir forças com a RECOVERY IPSS e estabelecer um ótimo relacionamento de trabalho entre as duas organizações. Estamos ansiosos para começar a trabalhar no nosso interesse mútuo, para melhorar a saúde mental global“.
RECOVERY IPSS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, com sede em Barcelos, constituída em 2004, que desenvolve a sua ação na área da prestação de serviços de saúde mental (Adultos e Infância e Adolescência), dispondo de três valências: uma para Adultos e duas para Infância e Adolescência.
Já a Global Mental Health Peer Network foi fundada em 2018, em Joanesburgo (África do Sul), e ” existe para cultivar uma nova geração de líderes com experiência vivida global para capacitar e desenvolver líderes em todo o mundo, para impulsionar a mudança e a transformação no setor global da saúde mental“, conforme se constata no seu website. Por meio da sua ” campanha, defesa e trabalho de consultoria“, pretende ” criar um mundo onde as visões, opiniões e experiências de pessoas com experiência vivida guiem o setor global da saúde mental“.
Fonte e foto. “Recovery”
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt