Câmara de Barcelos adere à Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Barcelos volta a aderir, este ano, à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, cujo lema de 2021 é “Mobilidade Sustentável : em Segurança e com Saúde”, sob o slogan “Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável”.
O lema “Mobilidade Sustentável : em Segurança e com Saúde” tem como objetivo encorajar a manter a forma física e mental enquanto exploramos a beleza da nossa cidade, região ou país, respeitando o ambiente, a nossa saúde e a dos outros, ao cuidarmos da escolha do nosso meio de transporte.
A iniciativa decorre entre 16 e 22 de setembro e compreende um conjunto de atividades organizadas pela Câmara Municipal, “com o objetivo de proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, de bicicleta ou de transporte público, em vez de automóvel, permitindo uma descoberta da cidade, do património e dos seus habitantes, num ambiente mais saudável e sustentável”.
A inauguração das trotinetes elétricas em vários pontos da cidade , em parceria com a empresa BOLT marca o arranque deste completo programa delineado pelo Município, no dia 16 de setembro, às 9h00, no Largo da Porta Nova.
De realçar que de 16 a 22 de setembro, os munícipes podem utilizar o transporte urbano “BarcelosBus”, gratuitamente, das 7h00 às 20h30 e ainda têm a possibilidade de aluguer de bicicletas e de aprender a pedalar destinado a todas as idades, sob o mote Barcelos – Cidade mais sustentável/ “O papel do indivíduo na sociedade, todos os dias, das 9h às 18h00, no Largo da Porta Nova e no Theatro Gil Vicente.
No dia 18, pode ainda desfrutar de viagens sonoras experimentais pelas duas linhas, vermelha e amarela, do “BarcelosBus”. Com entrada na Avenida dos Combatentes, a viagem na linha amarela é das 16h29 às 17h09 e, na linha vermelha, das 17h09 às 18h09.
Ainda durante toda a Semana Europeia da Mobilidade, das 9h30 às 18h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, pode usufruir de um Mobipaper, com início no Posto de Turismo.
Nos dias 16,20,21 e 22 , o programa Barcelos Saudável promove uma aula de desporto, no Pavilhão Municipal. A participação é gratuita, mas com limite de vagas e inscrição obrigatória, através do e-mail [email protected].
No dia 19 de setembro, às 10h00, realiza-se um passeio pedonal e um passeio de bicicleta, com partida junto ao Templo do Bom Jesus da Cruz.
No dia 20, decorre a campanha “Um dia no comboio”, inserida no Ano Europeu do Transporte Ferroviário, com a oferta viagens de ida e volta por apenas 1€.
Esta iniciativa consiste na sensibilização da população em geral para as vantagens da utilização da ferrovia no transporte de passageiros, mas também de mercadorias. A campanha de oferta do bilhete a preço reduzido estará disponível na CP – Comboios Portugal.
No último dia,  22 de setembro, assinala-se o Dia Europeu sem Carros. No âmbito deste dia, sob o mote “Na cidade, sem o meu carro”, a Avenida da Liberdade estará cortada ao trânsito, das 9h00 às 18h00.
Todas as iniciativas cumprem as medidas de contingência a nível nacional, recomendadas pela OMS e a Direção-Geral de Saúde , tendo sempre presente a segurança e o bem-estar dos munícipes.

Fonte: CMB

Fonte: DR

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt