Horácio Barra considera Hospital, água e saneamento e tribunal, fundamentais para o futuro do concelho

 

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Barcelos, Horácio Barra, assegura que no seu mandato irá dar todos os passos para que  venha a concretizar-se a construção do novo hospital, que considera “um fator-chave fundamental para o desenvolvimento da cidade”. Para que este objetivo possa avançar, o candidato pretende negociar, “de imediato, com o Governo o financiamento para este importante equipamento para Barcelos e os Barcelenses”.

 

“Não descansarei até que o Estado Central olhe para os assuntos e projetos que são fundamentais para o nosso futuro, enquanto comunidade. O dever de um presidente de Câmara é, em primeiro lugar, defender os interesses da sua população, independentemente do partido que esteja no Governo. Irei pressionar e lutar para que o Estado Central olhe para a necessidade de termos um novo hospital em Barcelos”, afirma Horácio Barra.

 

O candidato do Partido Socialista recorda que, “em 2017, o primeiro-ministro, António Costa, indicou ao presidente da Câmara agora cessante, Miguel Costa Gomes, que não seria possível a construção de um novo hospital em Barcelos. Apesar do “não”, a autarquia manteve a intenção de avançar e adquiriu já os terrenos onde a nova unidade será erguida, estando atualmente em curso o procedimento para a instalação das infraestruturas necessárias. Dados estes passos, resta avançar definitivamente com a construção, que o candidato socialista assegura que irá dar passos importantes no seu mandato como presidente da Câmara Municipal de Barcelos.

 

Outro assunto que Horário Barra pretende resolver assim que seja empossado como presidente da autarquia diz respeito à concessão das águas e saneamento. “O PS, em Barcelos, tem feito um caminho que não é fácil, desde que o PSD, em 2004, assinou um contrato de concessão das águas e saneamento ruinoso”, recorda, acusando a coligação PSD-CDS e BTF de querer ser a solução para Barcelos “quando, por trás, tem um senhor que em 2004 era vice-presidente da Câmara Municipal e aprovou um contrato ruinoso”. O socialista assume este problema como urgente: “Quero e vou priorizar o diferendo sobre o contrato da rede de água e saneamento”, garante, comprometendo-se a “atingir mais rapidamente possível uma cobertura de mais de 80% da rede de saneamento e até mais de 95% da rede de água em Barcelos”.

 

Entre as pastas urgentes a que irá dedicar-se como presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Horácio Barra vai continuar o diálogo com o Governo visando a reposição das valências retiradas do Tribunal de Barcelos para Braga e Famalicão, “face ao prejuízo que essas medidas provocam nos cidadãos, empresas, comércio e serviços”.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt