GNR detém dois homens por burla qualificada, furto qualificado e roubo

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos, no dia 29 de dezembro, deteve dois homens de 28 e 50 anos, por burla qualificada, furto qualificado e roubo, nas localidades da Póvoa de Varzim e Chaves.

Na sequência de uma investigação, os militares da Guarda apuraram que os detidos eram suspeitos de terem praticado, nos últimos três meses, cerca de duas dezenas de burlas e furtos, nos concelhos de Barcelos, Esposende, Vila do Conde, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Foi possível apurar-se ainda que os suspeitos praticaram um roubo, com recurso a ameaças, a uma idosa, na via pública. No decorrer da investigação, os militares da Guarda verificaram ainda que as vítimas eram pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a quem os suspeitos diziam ser funcionários da segurança social ou do centro de saúde. Os suspeitos, depois de ganhar a confiança das vítimas, apoderavam-se dos seus bens, essencialmente dinheiro e ouro.

No seguimento das diligências policiais, os militares da Guarda deram cumprimento a cinco mandados de busca, duas em residência e três em veículos, sendo possível recuperar dinheiro e objetos provenientes dos crimes praticados.

Da operação policial resultou a apreensão de diverso material, destacando-se:

7 000 euros em numerário; Vários objetos em ouro; Uma arma transformada; Munições de vários calibres ; Duas motosserras,  Duas roçadoras, Dois telemóveis; Uma viatura.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.

Fonte: GNR

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt

·