Já estão em desenvolvimento projetos do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva

Já está a decorrer, desde o dia 13 de janeiro, o “Ciclo de workshops em Design de Olaria e Cerâmica” que integra a Ação 3 – Empreendedorismo cultural (o emprego da arte). O projeto, que está a ser desenvolvido pelo IPCA, contempla um ciclo de oito workshops, de índole teórica, teórico-prática e oficina/laboratorial, num total de 160 horas. Terá duas edições e promove a capacitação na área do design de produtos de olaria e cerâmica. Concorreram a esta iniciativa 52 candidatos tendo sido admitidos 20. Recorde-se que esta ação acontece no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, projeto promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Norte 2020.
Entretanto, no mesmo âmbito do Programa Cultura para Todos , também arrancou, mais recentemente (dia 17) dois outros projetos da Ação 1 – A Arte da Idade: “Artes Sénior” e “Despertar Musical”. O projeto “Oficina dos fantoches” irá iniciar no dia 24 de janeiro.
O programa Artes Sénior destina-se à população sénior e na primeira fase do projeto irá desenvolver-se em 5 instituições do concelho: Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira, Centro Social de Remelhe, Centro Social de Pereira, Associação Perelhal Solidário e Centro Zulmira Pereira Simões, em Roriz.
O Programa “Oficina dos fantoches” também se destina à população sénior e irá realizar-se na primeira fase em 3 instituições: Cruz Vermelha de Macieira de Rates, Bombeiros Voluntários de Viatodos – Centro de Lazer e Centro de Bem-Estar Social de Barqueiros.
O Programa “Despertar Musical” é dirigido à população sénior e a alunos do ensino pré-escolar. A primeira fase vai realizar-se em 4 instituições: Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes – J.I. Vila Frescaínha São Pedro (2 Turmas), Agrupamento de Vila Cova – J.I. de Creixomil, Associação Social Cultural e Recreativa de Chorente e Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria de Vila Cova.
Nesta primeira fase, estes três projetos irão envolver cerca de 200 pessoas das 12 instituições que integram a iniciativa.
O projeto “Artes Sénior”, dinamizado por Cristiana Sá, é dirigido à população sénior e pretende promover o seu bem-estar integral (físico, psíquico e social) através das Artes Plásticas, em contexto de Centros de Dia e Convívio do concelho de Barcelos. O projeto contará ainda com a realização de 2 oficinas criativas Avós e Netos e com a realização de 2 exposições do trabalho desenvolvido.
O projeto “Oficina de Fantoches”, dinamizado por Luís Cardoso, é dirigido à população sénior e consiste na dinamização de uma oficina que procura levar os participantes numa viagem ao mundo da fantasia, através da criação e construção de fantoches, tendo por base a recriação de uma história, conto ou rábula. O projeto consiste numa abordagem sobre todas as etapas da conceção/construção dos fantoches, bem como, na organização e encenação de uma peça de teatro. O material de eleição na construção dos bonecos é a esponja (espuma de poliuretano), sendo os restantes acessórios e acabamentos executados em tecidos, cartão, papel, tintas, colas, madeiras, papel machê, entre outros (de acordo com cada boneco), procurando-se sempre a reutilização e reciclagem de materiais.
O projeto “Despertar Musical”, dinamizado por Orlando Martins, é dirigido à população sénior e a crianças em idade pré-escolar. Tem como objetivo geral aumentar as competências de socialização, participação e integração social a partir da música.

Fonte: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt