João Dias apresenta o tema original “Escarpa”

O músico barcelense João Dias apresenta o tema original “Escarpa” que encabeça o aguardado álbum de originais “Fósforo”. Depois do sucesso da sua participação no programa GOT Talent da RTP, João Dias estreia-se agora com o tema original “Fósforo”.

“Escarpa” é um tema com influências e sonoridades de música popular portuguesa, com a incorporação de MIDI na guitarra, explorando ao máximo a capacidade da guitarra Godin. Este tema é dedicado à antiga professora e grande influência de João, Margarita Escarpa.

Na sua carreira enquanto músico, João Dias, tem vindo a arrecadar diversas experiências, como a presença em diversas masterclasses com renomados professores como David Russell, Ricardo Gallén, Marco Smaili, Miguel Trápaga, Álex Garrobé, José Maria Gallardo del Rey, Marco Socías, Margarita Escarpa, entre outros.

 

Em 2012, obteve o 2º Prémio no Concurso Nacional de Guitarra de Leiria; Prémio de Melhor Interpretação no X Festival Monsenhor Américo; 2º Prémio no VII Festival de Barcelos; 1º Prémio no V Intercâmbio Nacional de Matemática com o tema “A Matemática e a Música”. Em 2020, participou no programa de televisão da RTP1 GOT Talent Portugal, onde foi 2º classificado.

 

João Dias, tem ainda em nome próprio um projeto musical, voltado para as plataformas digitais onde interpretou diversas músicas em guitarra clássica, de diferentes géneros e sonoridades com arranjos próximos, que lhe valeram bastante destaque na esfera musical. Como consequência deste projeto, João Dias, foi convidado pelo Futebol Clube do Porto para interpretar músicas de apoio ao clube, com gravações no Estádio do Dragão. Dessas gravações resultou o CD de 2018 que lhe valeu uma atuação para o plantel do Futebol Clube do Porto, no balneário da equipa, após uma vitória da equipa sobre um rival.

 

João inspira-se nas notas e na magia da escolha da nota seguinte, na possível junção de diferentes notas, experimentando diferentes sonoridades como forma de transmitir os sentimentos e emoções que lhe vão dentro da alma. É esta procura de notas que o preenche, o “falar sem palavras”, o exprimir-se através “apenas” de notas musicais. E, com esta busca por se exprimir sem palavras e pela aceitação e compreensão por parte do público, dos seus textos sem palavras, João Dias prepara, para 2022 o lançamento do seu primeiro álbum de originais.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt