Barcelos e Esposende unidos para lutar por um novo hospital

A construção de um novo Hospital foi o tema central da reunião que juntou à mesma mesa os Executivos da Câmara de Barcelos e de Esposende. Mário Constantino Lopes e Benjamim Pereira reuniram-se nos Paços do Concelho da cidade de Barcelos tendo em cima da mesa projetos comuns aos dois concelhos, cuja concretização consideram muito importantes. À cabeça de todos os projetos está a velha reivindicação de um novo hospital, equipamento que sirva as populações destes dois concelhos do Baixo Cávado.
Além deste assunto, ambos os autarcas analisaram a possibilidade de definição de novas zonas industriais e a dinamização/fruição das margens do rio Cávado. Existe mesmo a intenção da assinatura de um protocolo que estabeleça modos de atuação e metas conjuntas.
No decorrer deste encontro, num intervalo para falarem à Comunicação Social, explicaram que a ideia de fazerem esta reunião teve como base o facto de “Barcelos e Esposende terem um território comum, problemas comuns, potencialidades e oportunidades comuns, por isso era importante encontrar um caminho que pudesse reforçar os nossos projetos e as nossas ideias”.
O autarca barcelense assegurou que “finalmente estão a criar-se as condições para que o novo hospital seja uma realidade”, mas lamentou que entre 2010 e 2018 nada tenha sido feito, conforme lhe foi comunicado no passado mês de novembro, numa reunião que teve com responsáveis da ARS Norte. “Nem por parte dos diferentes governos, nem do Município, não houve qualquer iniciativa no sentido de levar para a frente este projeto que é uma necessidade absoluta para este território”, lamentou o Mário Constantino.

Benjamim Pereira, autarca de Esposende, realça luta e objetivos comuns
O presidente da Câmara de Esposende também falou aos jornalistas. Benjamim Pereira sublinhou a importância de os dois municípios estarem unidos nestas questões, e explicou que este encontro de trabalho se enquadra na lógica de proximidade entre os dois territórios. “Esposende já fez parte de Barcelos no passado e temos de facto vários interesses em conjunto”, declarou.
Além do hospital, essencial para a prestação de cuidados de saúde de qualidade às populações dos dois concelhos, Benjamim Pereira acrescentou que “as áreas industriais também são importantes no âmbito do desenvolvimento económico. Ambos os presidentes concordam que se pode vir a criar um grande parque industrial com capacidade internacional capaz de atrair investimento para Barcelos e Esposende.
O Rio Cávado é outro tema comum aos dois concelhos. O presidente da Câmara Municipal de Esposende salientou a potenciação e aproveitamento do rio, tanto na componente ambiental como nas imensas possibilidades desportivas e de recreio e lazer que este recurso hídrico pode proporcionar.
O autarca de Esposende concluiu dizendo que “para ganho das populações não se pode promover um território sozinho, vale muito mais se estiver em cooperação.”

Programa funcional e projeto de arquitetura do novo hospital estão a ser reformulados
Além das questões políticas, existem também questões técnicas a resolver para que a construção do novo hospital possa avançar. O programa funcional do futuro equipamento (a última versão data de 2008) está a ser reformulado, tarefa que deve ficar concluída em finais de março deste ano. Do mesmo modo, será também necessário reformular o projeto de arquitetura.
Atrasos à parte, o presidente da Câmara de Barcelos assegura que da parte do Município estão a ser desenvolvidos “todos os esforços para que o Plano de Pormenor da zona onde estão localizados os terrenos para o novo hospital esteja perfeitamente adaptado com os pareceres favoráveis, quer da ARS Norte, quer das Infraestruturas de Portugal, para que depois a CCDRN dê o seu aval e as obras possam efetivamente avançar. Tudo faremos para chegar à realização da obra, mas prevejo que com estes atrasos isto possa demorar mais tempo do que nós queríamos. A nossa necessidade e desejo é que a obra fosse iniciada já amanhã, no entanto, o projeto não está concluído, a obra ainda não está inserida no Orçamento de Estado”.
Mário Constantino deixou ainda um aviso: “Da nossa parte, tudo faremos para que este tema esteja em cima da mesa. Muito em breve iremos reunir com membros do Hospital de Barcelos, quer equipa médica, quer enfermeiros e técnicos, bem como com a Associação de utentes, para engrossar o número de vozes a pedir um novo hospital para Barcelos.”

Fonte: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt