Torre Medieval apresenta figurado de Joaquim Messias

“Joaquim Messias, um outro Figurado” é a próxima exposição a estar patente na Torre Medieval, de 11 de março a 17 de abril.
Esta é a primeira exposição individual do artesão e nela poderá ser apreciada a sua capacidade criativa, enquanto profissional da área da cerâmica e da serralharia, onde alia o barro ao ferro, criando peças únicas de grande valor artístico.
Joaquim Macedo Barbosa, filho de Artur Fernandes Barbosa e Messias Lopes de Macedo, nasceu a 22 de fevereiro de 1960, na freguesia de Galegos S. Martinho.
Nascido em terra de tradição barrista, tal como os seus 9 irmãos, cedo iniciou o percurso no seio desta matéria-prima, bem presente neste território.
Até aos 14 anos, Joaquim trabalhou em empresas cerâmicas. Seduzido pela mudança profissional e melhores condições, envereda pela profissão de serralheiro até sensivelmente aos 30 anos.
Nos finais dos anos 90, emigra para o Canadá, onde permaneceu alguns meses, mas outros países se seguiram, nomeadamente Inglaterra e França. Nestes locais, exerceu inúmeras funções, desde jardinagem à construção civil.
Volvidos cerca de 8 anos, decide regressar às suas raízes. Motivado e apoiado pelos irmãos, Laurinda e Eduardo Pias, também artesãos, em 2019, inicia-se, então, como artesão de Figurado de autor. Retoma a sua arte do barro e inicia-se na produção de figurado.
A primeira exibição pública dos seus trabalhos aconteceu na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, em 2019, espaço que lhe deu confiança para continuar e evoluir. A paixão pelo barro e pela criatividade são fatores que o motivam todos os dias a insistir em encontrar o seu espaço no campo das artes e ofícios tradicionais.
A exposição “Joaquim Messias, um outro Figurado”, cuja inauguração acontece no dia 11 de março, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 13h e das 14h30 às 17h30.

Fonte: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt