ACIB realiza Palestra sobre a Perigos na Internet

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos promoveu no dia 6 de Maio 2022, no Salão Nobre da ACIB, uma palestra sobre os Perigos na Internet, contando com a presença de um Inspector da Policia Judiciária.

Na abertura da palestra o Inspector da Policia Judiciária, começou por saudar os formandos e os docentes e iniciou a sua intervenção fazendo uma breve reflexão sobre o que é a internet. Referindo que a internet apesar de ter potencialidades como por exemplo a comunicação, a partilha, a poupança de tempo, pode por outro lado ser um lugar perigoso, e principalmente para quem não compreende como ela funciona.

O Orador salientou que os principais grupos que devem ser mais alertados pois são de maior risco são as crianças, os adolescentes e os idosos.

Como exemplo dos maiores riscos na internet focou: a Criminalidade Informática; os Crimes por meios informáticos, nomeadamente burla e compras em sites da Internet, MB Way, Difamação, Devassa da vida privada (divulgação de informação pessoal de outro, sem autorização)

O palestrante enfatizou que os predadores online têm o objetivo de manipular os jovens, nomeadamente oferecendo-lhes falsamente uma vida melhor. Alertando para algumas precauções a ter: evitar salas de chat; não marcar encontros com estranhos.

O inspector abordou outro perigo na internet, o Cyberbullying, que consiste na violência contra determinada pessoa com ameaças ou comportamentos ofensivos, cometidos de forma virtual recorrendo a equipamentos informáticos (computador, tablet, telemóvel).

Focou ainda a Pegada Digital, que consiste no rasto de informação que todos os utilizadores deixam na Internet, quer em redes sociais, quer na navegação em diversos sites.

O orador refutou que tudo o que é partilhado na Internet fica para sempre, mesmo que mais tarde apaguemos o conteúdo alguém nesse espaço temporal tirou um print screen e guardou.

Para finalizar o ilustre palestrante deu algumas recomendações: Não revelar informações pessoais, deveremos ter algum cuidado com os conteúdos publicados para evitar a exposição excessiva; Analisar as fontes de informação (Fake News); Não revelar as palavras passe; Impor limites e regras no uso da Internet; Não abrir e-mails de desconhecidos.

Com este evento os alunos e docentes das estruturas de formação da ACIB tiveram a possibilidade de participar e esclarecer duvidas sobre Perigos na Internet desenvolvendo um momento de debate de ideias sobre o tema.

Tenciona, assim, a ACIB continuar a empenhar os seus esforços na sensibilização dos jovens e da comunidade em geral para os perigos na internet. Para além da interacção entre as turmas, os formandos tiveram oportunidade de adquirirem valores de sensibilização, com vista a garantir e potenciar a eficiência, a eficácia e a qualidade de intervenção na redução destes comportamentos de risco.

#acib

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt