“A FURGONETA” do Teatro de Balugas candidata a prémio internacional

Pela terceira vez consecutiva, a companhia Teatro de Balugas é finalista para melhor espetáculo internacional, agora com o trabalho “A FURGONETA”, nos Prémios ESCENAMATEUR, uma organização da confederação de teatro amador em Espanha. Este prémio pretende eleger o Melhor Espetáculo de teatro amador fora de Espanha e conta com mais três obras finalistas de Itália, Cuba e Arménia. Os prémios ESCENAMATEUR que têm também a designação “Juan Mayorga”, em homenagem ao dramaturgo espanhol, autor de “Camino del cielo”, contam com o patrocínio da Fundação SGAE – Sociedad General de Autores y Editores, e do Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha.

A peça “A Furgoneta”, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, conta-nos a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa, desde a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados por um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos veem-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa.

A cerimónia de entrega dos prémios decorre no dia 11 de junho de 2022, no Corral de Comedias de Almagro, em Castela-La Mancha.

#teatrodebalugas

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt