“Bom Dia Cerâmica!” no Município de Barcelos

O Município de Barcelos participa no próximo sábado, dia 21, no evento “Bom Dia Cerâmica!”, iniciativa que se realiza, em simultâneo, em diversas vilas e cidades europeias, no sentido de promover e divulgar o património cultural e histórico cerâmico nas suas múltiplas vertentes.
Sob o mote “partilha entre culturas”, o Museu de Olaria, do Município de Barcelos, preparou diversas atividades, entre as quais se destaca a cozedura de louça em barro, em forno/soenga, entre as 9h e as 12h, junto à Casa da Azenha.
Recorde-se que, desde o dia 9, está a decorrer, no Museu de Olaria, a residência artística “Caminhos do Barro entre culturas” com a participação de duas oleiras tarrafalenses, pelo que serão as peças produzidas nessa residência artística a irem ao referido forno/soenga.
Sublinhe-se que a soenga é o processo mais antigo e simples de cozedura da cerâmica, utilizado desde há milhares de anos, pelo que esta atividade possibilitará que se viaje no tempo e se recrie a cozedura do barro, através das técnicas utilizadas há milhares de anos.

Encontro Internacional “Caminhos do Barro Entre Culturas”
Ainda no dia 21, mas da parte da tarde, com início às 15h00, o Museu de Olaria acolhe o Encontro Internacional “Caminhos do Barro Entre Culturas”, uma conferência que vai contar com intervenções de diversas personalidades ligadas às artes do barro. O programa encerra às 20h00, com o tirar das cinzas “abertura do forno/soenga”.
A participação na atividade é gratuita, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias para o email: [email protected].
Recorde-se que o Município de Barcelos é um dos 18 fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, entidade cuja missão é a da preservação, promoção, defesa e valorização do património cultural associado à atividade cerâmica.

#municipiodebarcelos

Cávado fm

A voz de barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt