Vaudeville Rendez-Vous “convoca” mais novos para o espaço público

Iniciativa irá contar com Oficinas de Criação dirigidas ao público mais jovem. Evento acolhe, ainda, uma masterclass e uma sessão de pitching

Criar, ocupar e usufruir do espaço público. São estas as palavras de ordem das atividades de mediação do Festival Vaudeville Rendez-Vous 2022. A oitava edição da iniciativa arranca já a 18 de julho com as Oficinas de Criação, que vão decorrer em cada uma das quatro cidades que compõem o Quadrilátero Cultural – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – estando, ainda, prevista uma apresentação final da criação desenvolvida. Paralelamente, a pensar nos estudantes, profissionais e entusiastas das artes performativas, o Festival Vaudeville Rendez-Vous vai acolher, ainda, uma masterclass. Já direcionada aos programadores e agentes artísticos, o evento irá contemplar uma sessão de pitching. As inscrições para as diferentes iniciativas podem ser feitas através do site www.teatrodadidascalia.com.

Mais jovens exploraram relação com o espaço

Ao longo de quatro dias, os mais novos vão ser também desafiados a pensar e criar a partir das potencialidades expressivas dos corpos em relação com o espaço público. Das Oficinas Criativas vão surgir criações, a partir de ações mais ao menos improváveis, desenvolvidas através das artes performativas: do teatro à dança, passando pelo circo e pela música. Em cada uma das cidades que acolhem o Festival Vaudeville Rendez-Vous, um artista – como Naiana Padial, Marisa Oliveira, André Araújo ou a estrutura Coração nas Mãos – irá partilhar a sua técnica com os participantes, construindo, em conjunto, a apresentação final que irá subir aos diferentes “palcos” do evento.

As Oficinas de Criação vão decorrer nas quatro cidades que compõem o Quadrilátero Cultural e terão lugar em Barcelos (no Parque da Cidade), Braga (nos Claustros da Rua do Castelo) e Vila Nova de Famalicão (no Bairro da CAL), entre os dias 18 e 21 de julho, das 14h30 às 18h30. As criações vão ser apresentadas a 21 de julho, às 18h00, em cada uma das cidades, nos espaços onde as Oficinas de Criação foram desenvolvidas. Já em Guimarães, a iniciativa decorre entre os dias 19 e 22 de julho, das 14h30 às 18h30, no Jardim do Vila Flor, sendo que a apresentação final irá subir “a palco” no dia 22 de julho, às 18h00. Os participantes podem inscrever-se através do formulário disponível no site do Teatro da Didascália. As Oficinas de Criação de Barcelos e Guimarães são dirigidas a jovens até aos 18 anos. Já a atividade de Famalicão poderá ser vivida por crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos. A oficina de Braga destina-se exclusivamente ao Grupo de Ginástica Artística do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

Compreender o processo de criação “antes de morrermos de rir”

A 20 de julho, às 10h30, irá decorrer, na Casa do Território – Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, a Masterclass Los Galindos. A companhia catalã de circo de rua fundada em 1992 irá, desta forma, não só apresentar o espetáculo MDR – mort de riure, como também, partilhar o seu processo de trabalho e criação. Esta atividade, orientada pela equipa multidisciplinar de artistas experientes e pensantes que compõem a companhia Los Galindos, é dirigida a estudantes, profissionais ou, simplesmente, curiosos das artes performativas. A inscrição é gratuita.

Montra de circo e trabalhos na área do circo

À semelhança da edição passada, o Festival Vaudeville Rendez-Vous 2022 vai acolher um showcase de artistas e trabalhos na área de circo. Esta apresentação, em formato de discurso expositivo, tem como objetivo promover os profissionais da área, assim como as suas criações, junto de programadores nacionais e internacionais que marcam presença no evento. A sessão de pitching é restrita a programadores e agentes artísticos e irá decorrer a 22 de julho, às 11h00, no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

 

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt