A Casa do Povo de Alvito voltou a assinalar a Festa da Família, numa tarde em que inaugurou um novo espaço e homenageou beneméritos que têm contribuído para o desenvolvimento da Instituição. A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, que reconheceu o papel crucial das IPSS, como instituições que contribuem para o bem-estar de crianças e idosos.
A Casa do Povo de Alvito (CPA), em Barcelos, reuniu familiares e amigos dos seus utentes e proporcionou uma tarde diferente, recheada de muito convívio e boas conversas. Depois de dois anos de pandemia, domingo, 31 de julho, a Instituição organizou mais uma edição da Festa da Família.
Devido aos condicionalismos ainda vigentes motivados pela pandemia, a CPA disponibilizou mesas separadas para cada família, permitindo momentos de grande confraternização, mas mantendo a máxima segurança para os seus utentes. Todos os presentes tiveram de exibir Certificado de Vacinação ou de Recuperação ou apresentar teste negativo à Covid-19.
Um dos pontos altos da tarde foi a inauguração do “Espaço Maria Alexandrina e António Francisco”, casal benemérito que muito tem contribuído para a CPA. “Trata-se de um espaço polivalente, que irá permitir acolher várias iniciativas, sempre com o objetivo de dar aos nossos utentes o máximo conforto possível, organizando atividades que lhes permitam ser ativos. Devemos muito a este casal benemérito, que, de forma abnegada, tem contribuído para o bem-estar dos nossos utentes”, explicou o Presidente da Instituição, José Silva.
Emocionada, Maria Alexandrina agradeceu a homenagem, dizendo que leva sempre a CPA no coração, definindo-a como uma Instituição de referência, que tem no bem-estar dos seus utentes o seu principal propósito.
Depois da bênção do novo espaço pelo capelão da CPA, o Pe. Albino Faria, Maria Alexandrina e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, descerraram a placa que irá perpetuar a homenagem feita ao casal.
O Presidente da Casa do Povo agradeceu o apoio que o Município tem dado à Instituição, apelando a que a Câmara Municipal continue a olhar para as IPSS com o carinho que elas merecem: “Temos uma população com algumas dificuldades de locomoção, pelo que pedimos apoio ao Município para a aquisição de uma carrinha adaptada, para que lhes possamos continuar a proporcionar passeios, visitas e outras atividades”, afirmou José Silva, recordando que a Casa do Povo fez uma candidatura ao PRR, para um novo lar e no âmbito da eficiência energética. Por seu turno, o autarca reconheceu que as IPSS fazem um trabalho preponderante, dando a dignidade que os utentes merecem. “Estamos disponíveis para continuar a trabalhar e a investir na área social”, afirmou o governante.
A tarde contou, ainda, com a leitura de um poema da autoria do utente do Centro de Dia Manuel Silva, de homenagem à benemérita Maria Alexandrina. O mesmo utente foi o autor do teatro musical interpretado pelos utentes do Centro de Dia “O marco do correio”, apresentado domingo. A tarde terminou com um lanche/convívio.
#casadopovodealvito
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt