Freguesia da Pousa volta a homenagear Nossa Senhora da Esperança

A freguesia da Pousa, no concelho de Barcelos, vai homenagear Nossa Senhora da Esperança, de 12 a 15 de agosto, com um programa que vai desde o religioso ao profano.

No dia 12 de agosto, sexta-feira, o grande destaque vai para a procissão de velas que junta centenas de devotos, acompanhando o andor de Nossa Senhora de Fátima. Os atos religiosos têm início às 21 horas, com a missa e sermão em honra de Nossa Senhora. No final da procissão, a banda “Só Podia”, da Pousa, sobe ao palco das festividades para animar a noite de sexta-feira.

No sábado, o grupo de Zés P’reiras de Barcelinhos percorre toda a freguesia. Pelas 22 horas é a vez da Banda Myllenium subir ao palco, que toca até à 1 hora. À meia-noite é queimada uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício.

O domingo, dia 13 de agosto, é o dia alto de todas as festividades, que inicia às 11 horas, com a celebração da eucaristia, na capela de Nossa Senhora da Esperança. Às 16 horas iniciam os atos religiosos, com o terço e sermão em honra de Nossa Senhora da Esperança, seguindo-se uma majestosa procissão com vários andores, bandeiras e dezenas de figurados, a Fanfarra do Agrupamento dos Escuteiros 937 da Pousa e a Banda Musical de Calvos. Destaque ainda para a batalha das flores, pelas 19h30. Pelas 21h30, tem lugar a noite de folclore, com a presença do Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima e o Rancho Folclórico de Valdreu. No final será queimada uma grandiosa sessão de fogo de artifício.

No dia 15, pelas 18 horas, será rezado o terço em honra de Nossa Senhora da Esperança e pelos irmãos da confraria.

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt