Setembro chega com mais de uma dezena de espetáculos

Setembro chega com muitas novidades ao Theatro Gil Vicente e a alguns dos mais icónicos espaços municipais. Depois de um mês de férias, as portas do Theatro Gil Vicente voltam a abrir-se para acolher uma agenda eclética e pensada para abranger diversos públicos.
Ao todo, são 13 os espetáculos propostos para o mês que encerra a época de verão. Da música ao stand up comedy, do cinema ao circo contemporâneo, razões não faltam para um setembro na companhia da cultura e das artes.
A programação inicia com “Peter Pan – O Musical”, nos dias 1 e 2 de setembro, às 21h30, pela Art’é Vida – Associação Cultural. Os espetáculos dedicados ao público infantil e famílias continuam. No dia 4 de setembro, sobe ao palco a peça “Fantastik Fantochum”, pela companhia Cenas Teatro & Cia., às 16h00. No dia 18, com duas sessões, às 16h00 e às 17h00, pode-se ver “As árvores não têm pernas para andar”, com Joana Gama. No dia 25, as Marias Catrapumbas vêm ao Theatro Gil Vicente para duas sessões de teatro para bebés, com a peça “A Fadinha Esverdeada”, às 10h00 e às 11h30. De tarde, às 16h00, a mesma companhia apresenta “Faz Magia com a Ecologia”, um espetáculo para assistir em Família, no TGV.

Jazz ao Largo
Setembro é o mês do Jazz em Barcelos com o 7.º Festival de Jazz e música improvisada. Um programa diversificado com vários workshops e concertos para todas as idades. De 4 a 7 de setembro, haverá Workshop JAL com a Big Band da Banda Musical de Oliveira sob a direção Porta-Jazz.
O Festival arranca a 8 de setembro com o concerto de música improvisada de estreia do Ensemble JAL, onde o cantor e multi-instrumentista Luís Castro assume a composição e direção. Após uma primeira parte, exclusivamente dedicada à improvisação musical coletiva, haverá lugar à coordenação da música improvisada com a projeção do filme “The Boat” de Buster Keaton e Edward Cline. O trabalho aqui exposto resulta de um workshop promovido pelo Festival Jazz ao Largo, em parceria com a Associação Porta Jazz. Este espetáculo conta também com a participação de elementos da Big Band da Banda Musical de Oliveira e com a curadoria cinematográfica da ZOOM – Associação Cultural.
À mesma hora, e no mesmo local, sobe ao palco, no dia 9 de setembro, o Lisbon Underground Music Ensemble | L.U.M.E., projeto criado e dirigido por Marco Barroso. No dia 10, às 17h00, no Claustro da Câmara Municipal de Barcelos, é a vez de Steffano Pilia, guitarrista e compositor eletroacústico apresentar um concerto exploratório e improvisado. Regressamos ao Largo Dr. Martins Lima, no dia 10, para o concerto dos Get the Blessing. No dia 11, terminamos o programa com o workshop “Caixas Bruitas”, com duração de 6h00 e dedicado a crianças dos 6 aos 14 anos, no Theatro Gil Vicente. Pete Judge estará no Salão Nobre dos Paços do Concelho para um Workshop às 15h00, seguido de concerto às 17h00.

Stand up comedy e Encontros de Imagem
Com a chegada de setembro, regressam as sessões de humor. No dia 16, às 21h30, o humorista Gilmário Vemba apresenta o espetáculo de stand up comedy “Temas”, o seu mais recente espetáculo, que prima por ser completamente novo todas as semanas. Família, guerra, supermercados, heróis, invasões alien, etc., são apenas alguns dos Temas. A sessão tem um custo de 12,50€.
O cinema também está de volta, mas ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima.  No dia 20, às 21h30, com a película “Estrada Fora”, de Panah Panahi; no dia 27, é a vez de “A Lei de Teerão”, de Saeed Roustayi”. As sessões, no âmbito do Cineclube ZOOM, têm um custo de 3,5 euros, sendo gratuitas para sócios da ZOOM.
A dança tem também lugar na programação de setembro na sala do Theatro. No dia 24, às 21h30, Cláudia Nóvoa apresenta o espetáculo “Um homem e o seu criado”.
Noutras artes, entre o dia 16 de setembro e o dia 16 de outubro, estará patente no Café-concerto a exposição “Double Days”, uma colaboração de Miguel Refresco e Rui Pinheiro, num projeto artístico de Encontros de Imagem.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro Gil Vicente podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt