Palestra “Mobilidade em Barcelos – O FUTURO” no arranque da Semana da Europeia da Mobilidade

Uma semana de “Barcelos Bus” gratuito e a realização da palestra “Mobilidade em Barcelos – O FUTURO” são duas das iniciativas que o Município de Barcelos vai promover no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. A iniciativa, que arranca no dia 16, conta logo na abertura com a palestra  “Mobilidade em Barcelos – O FUTURO”, que vai decorrer na parte da manhã, no auditório dos Paços do Concelho. Após a abertura dos trabalhos feita pelo Presidente da Câmara, a Dr.ª Luísa Carvalho vai falar sobre “Identidade – Marca da Mobilidade de Barcelos”, a que se seguirá a intervenção do Arq. Victor Mogadouro que abordará o tema “Modos Suaves – Ecovia de Barcelos”. Entretanto o Arq. Tomás Allen dissertará sobre “Ciclovias” e o Prof. Álvaro Costa abordará o tema “Plano de Circulação”. O encerramento dos trabalhos está a cargo do vereador do Pelouro da Mobilidade e Transportes, António Ribeiro.
Além desta atividade, a Semana Europeia da Mobilidade organizada pelo Município de Barcelos integra um vasto conjunto de atividades, cujo objetivo é propor aos cidadãos a diminuição do uso automóvel e incentivá-los a optar por comportamentos mais sustentáveis, como o uso da bicicleta ou do transporte público, proporcionando uma descoberta da cidade, do seu património e dos seus habitantes, num ambiente mais saudável e sustentável.
Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer de 16 a 22 de setembro, é nacionalmente promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente e tem este ano como tema central “Melhores Ligações” com o slogan “Combina e Move-te!”.
Os cidadãos têm assim a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca ao uso dos modos de transporte.

Barcelos Bus gratuito durante uma semana
No âmbito desta Semana dedicada à mobilidade, o Município decidiu que o uso do transporte urbano “Barcelos Bus” será gratuito entre os dias 16 e 22 de setembro, das 7h00 às 20h30. Também faz parte da programação o corte da circulação a veículos de uso individual, quarta-feira, dia 21, na Avenida Liberdade, uma forma de assinalar o Dia Europeu Sem Carro.
Entre as muitas atividades previstas para o período de 16 a 22 de setembro, estará patente, no Largo da Porta Nova, a exposição “Ecovia e Ciclovia Urbana”. Ao longo da semana, os munícipes poderão usufruir de bicicletas (todos dias), de aula de dança (16 de setembro), passeio de bicicleta com partida da Câmara Municipal (17 de setembro), um passeio multimodal Mariz/Perelhal, com viagem de autocarro, passeio pedonal e barco (18 de setembro), e visitas à Escola Móvel de Trânsito “Barcelos em Movimento” (de 19 a 22 de setembro). Destaque ainda para a palestra “Bicicletas e Trotinetas – Como Usar”, no dia 20, e que vai decorrer nas escolas secundárias concelhias, com a participação da GNR, PSP e a empresa BOLT, onde serão abordados as formas corretas de utilização de Bicicletas e Trotinetas na via pública.

#cmb

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt