Município de Barcelos promove ação de limpeza do areal de Barcelinhos

O Município de Barcelos vai promover uma ação de limpeza do areal de Barcelinhos como forma de assinalar o Dia Internacional dos Rios, que se comemora no próximo domingo, 25 de setembro, data em que se celebram as linhas de água doce naturais de todo o mundo, e se destacam os valores inerentes aos rios. A ação de recolha de lixo – tecnicamente designada por plogging – vai decorrer entre as 10h e as 12h e conta com a participação de voluntários do Núcleo de Barcelos, do Corpo Nacional de Escutas. Em simultâneo, a Escola de Mergulho de Barcelos vai também colaborar na limpeza do leito do rio.
No final destas ações, os resíduos recolhidos serão pesados e depositados nos ecopontos disponibilizados para o efeito. Será ainda abordada a problemática das espécies exóticas invasoras no rio Cávado e os trabalhos de contenção e limpeza em curso, promovidos pelo Município.
O objetivo desta ação é alertar e promover a preservação do Rio Cávado e, ao mesmo tempo, apostar no envolvimento dos cidadãos enquanto participantes ativos na proteção dos valores da natureza.
A par desta celebração, a Divisão de Ambiente e Recursos Naturais do Município também se associa ao Dia internacional da Limpeza Costeira, ação promovida pela Oceano Azul Foundation e cujo registo da atividade será feito no site da Fundação.
A comemoração do Dia Internacional da Limpeza Costeira prevê o registo das ações de limpeza entre os dias 17 e 25 de setembro, tanto em praias marítimas, como praias fluviais, margens de rios, rias, ribeiras, etc. ou um local de mergulho.

#cmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt