Barcelos assinala Dia Mundial do Turismo

Esta manhã, no auditório Dr. António Martins, no Campus do IPCA, realizou-se a tertúlia “Repensar o Turismo – parte I”, durante a qual a vereadora da Câmara Municipal, Elisa Braga, salientou a força e a importância deste Politécnico na participação de um “projeto de desenvolvimento do concelho de Barcelos”.
Esta iniciativa integra o programa do Dia Mundial do Turismo que a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA e a Câmara Municipal de Barcelos estão a assinalar hoje com a realização de um conjunto de tertúlias sobre Turismo Sustentável e os desafios do setor. A iniciativa integra também, durante a tarde, a realização de um Peddy Paper, pela cidade de Barcelos.
Salientando que “o IPCA é uma escola de referência a nível nacional com potencial enorme, que permite aos seus alunos o sucesso na vida profissional”, Elisa Braga assegurou que “Barcelos tem um potencial enorme na área do Turismo”, já que o território barcelense tem “todos os ingredientes para ser um concelho de referência a nível ambiental, turístico e económico”.
Na mesma tertúlia participou o chefe da divisão de Turismo do Município, que teve oportunidade de elucidar a plateia sobre os principais elementos distintivos do concelho. Luís Ferreira destacou o trabalho desenvolvido na área do turismo natureza, com a marcação de sete rotas, estando a oitava já em fase de marcação, sendo objetivo do Município chegar aos 10 percursos ainda este ano de 2022. Noutra vertente, chamou a atenção para o património edificado, nomeadamente todo o edificado do centro histórico e destacou o importante e diverso património arquitetónico que se encontra disseminado por todo o concelho. Este responsável destacou o turismo gastronómico e a vinicultura, com Barcelos a ser um dos maiores produtores de vinho verde da região.
Finalizou a sua intervenção para assegurar que o “Município de Barcelos está envolvido numa série de ações e projetos que se destinam expressamente a impulsionar o setor criativo e a fortalecer a sua interação com o setor cultural e turístico, um trabalho, que de igual modo, aposta na capacitação dos agentes locais para o valor do turismo criativo como força motriz do território.”
Recorde-se que em Barcelos há mais de 200 artesãos principais impulsionadores da integração de Barcelos na Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

#cmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt