Conselho Municipal da Juventude aprovado por unanimidade

A JSD Barcelos saúda a aprovação por unanimidade, na Assembleia Municipal Ordinária realizada na passada sexta-feira (30 de setembro), do Conselho Municipal da Juventude de Barcelos. Após os diversos apelos e alertas endereçados pela estrutura a enteriores executivos ao longo de vários anos, os jovens barcelenses poderão, a partir de agora, tomar uma posição ativa no respeitante às políticas da juventude, apontando eventuais lacunas e promovendo uma maior participação política/cívica e uma maior relevância dos mais novos como motor da transformação social, aspetos sublinhados quer na intervenção realizada por Miguel Fernandes, presidente da Comissão Política, Quer por Mário Constantino, Presidente do Executivo Municipal.

Se este é um importante passo no desenvolvimento e aplicação de mais e melhores políticas de juventude, é de salientar que o CMJ não é, por si só, a solução para todos os problemas encontrados pelas novas gerações. A reflexão sobre os atuais problemas da “geração do futuro” deve, pois, sintonizar-se com uma discussão alargada das questões sociais na sua globalidade, com vista a um melhor enquadramento dos jovens e do seu papel na sociedade e, por seu turno, a uma maior consciencialização desta para as questões que mais os preocupam.

A JSD Barcelos apela a uma implementação célere, mas sustentada, do novo órgão municipal e, sobretudo, à mobilização e participação dos jovens no mesmo, através das suas associações. Só assim será possível construir uma verdadeira Política de Juventude, que atenda às reais reivindicações, necessidades e expectativas da geração que, no futuro, será ela o motor de decisão e desenvolvimento do Concelho.

#jsdbarcelos

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt