Périplo pelos Polos IPCA

Barcelos, Braga, Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde. O IPCA está oficialmente em seis localidades que acolhem os mais de 1400 estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s).

O périplo de boas-vindas começou bem cedo esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na cidade de Braga com os mais de 300 estudantes que ocuparam o auditório do Altice Fórum.

“Esta é a primeira vez que acontece o Welcome IPCA em todos os Polos e Campus em simultâneo” referiu o diretor da Escola Técnica Superior Profissional na abertura do Welcome IPCA/CTeSP. O diretor aproveitou a sala cheia para apelar aos novos estudantes que sejam “embaixadores do IPCA e divulguem o Ensino Superior no IPCA como solução para o seu futuro”.

A Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), Mariana Lima, parabenizou todos os estudantes e sensibilizou-os para participarem nas atividades pedagógicas, recreativas e desportivas, pois “só todos juntos conseguimos levar as cores do IPCA além-fronteiras”.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, lembrou aos novos estudantes sobre a importância da qualificação profissional no percurso de cada um e apelou para que não desistam dos estudos: “Não desistam de estudar! Nós estamos aqui por vocês e caminhamos lado a lado na vossa qualificação que é para o vosso bem, para o bem das vossas famílias, da região e do país”.

Na sessão dedicada aos estudantes do regime pós-laboral em Braga, a Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, congratulou todos os estudantes por escolherem ingressar no Ensino Superior e pela coragem “e vontade que têm para se dedicar aos estudos depois de um dia de trabalho e de todas as tarefas do dia-a-dia”.

A sessão de Guimarães contou com a presença da Vice-Presidente Adelina Pinto que participou nas atividades colaborativas no Polo de Guimarães, no Avepark.

O Welcome IPCA incluiu, ainda, visitas às instalações e momentos de convívio que potenciaram a integração dos novos estudantes em todos os Polos e Campus, em simultâneo, sendo que decorreu nos dias 3 e 4 de outubro de 2022.

Famalicão: Obras de requalificação do edifício serão uma realidade no próximo ano

Após quatro anos da chegada do IPCA ao Polo de Famalicão, em São Cosme, o município irá arrancar com as obras de requalificação no próximo ano.

A notícia foi dada na sessão de boas-vindas aos novos estudantes do Polo de Famalicão, pelo Vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima que frisou a importância do Ensino Superior no município: “O município tem feito uma aposta grande para o Ensino e o IPCA tem dado um importante contributo neste caminho. Comprometemo-nos a melhorar as instalações no próximo ano no âmbito do projeto que o próprio IPCA apresentou”. Augusto Lima aproveitou ainda para noticiar a futura residência universitária que estará ao dispor dos cerca de 400 novos estudantes.

A Presidente do IPCA, referiu a “falta de profissionais altamente qualificados para as empresas” sendo uma oportunidade para todos os novos estudantes que ingressam agora num CTeSP.

Inaugurado Polo em Vila Verde: “Hoje fazemos história”, Presidente do IPCA

Foi inaugurado esta terça-feira, 4 de outubro, o Polo de Vila Verde com a presença da Presidente do IPCA e da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

Mais de 120 estudantes começaram a atividade letiva no Polo de Vila Verde.

Esta ramificação surge da vontade do Município em “acolher o Ensino Superior e do IPCA em responder às necessidades da região”, adiantou a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes ressalvando a elevada procura dos CTeSP´s. A presidente frisou ainda os desafios que a instituição tem pela frente, sendo por essa mesma razão, que conta “com todos os estudantes. Estamos a chegar aqui agora e a vossa perceção é fundamental”. Em relação à chegada do IPCA a Vila Verde, Maria José Fernandes, agradeceu publicamente ao município pela cedência do espaço e o facto de o IPCA estar agora em seis localidades: “Nas nossas vidas vamos fazendo história, e hoje fazemos história. E vocês fazem parte desta história”.

Quem se mostrou também bastante positiva e contente com a chegada do IPCA a Vila Verde, foi a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, que mencionou que estes estudantes serão recordados como os primeiros estudantes a ingressar no Ensino Superior em Vila Verde. “Para nós, município, este é um dia feliz por vermos esta casa cheia e é um sonho concretizado ter Ensino Superior em Vila Verde e tenho a certeza de que estes serão anos felizes de aprendizagem e de descoberta”.

A mesa contou ainda com a presença do Diretor da ETESP, Filipe Chaves, que apelou aos estudantes para não desistirem dos estudos ressalvando que vão chegar ao mercado de trabalho mais capazes e com mais competências.

A Presidente da AAIPCA, Mariana Lima, também marcou presença nesta inauguração e juntou-se aos novos estudantes para um Lunch Beat e dois dedos de conversa.

O Polo do IPCA em Vila Verde, ocupa as antigas instalações do IEM – Instituto Empresarial do Minho, onde serão lecionados seis cursos nas áreas da tecnologia e multimédia.

#ipca

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt