Graça Costa vence Meia Maratona de Ílhavo em F55

Graça Costa tem estado em grande forma esta temporada. A atleta dos Amigos da Montanha voltou a entrar em pista no passado domingo, 30 de outubro, participando na quarta edição da Meia Maratona de Ílhavo.

No escalão de F55, Graça Costa terminou a sua participação na primeira posição, com o tempo de 1h38m57s. A boa prestação da corredora permitiu-lhe, ainda, concluir na sexta posição em femininos (146.º lugar da geral).

Com partida e chegada junto ao edifício da Câmara Municipal de Ílhavo, em Aveiro, a Meia Maratona regressou com um número recorde de inscritos. Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, a competição voltou às principais artérias de Ílhavo com perto de dois mil inscritos, número máximo de participantes fixado pela organização, a cargo do Município de Ílhavo e da Melinvest.

Com um percurso plano e muito rápido, a Meia Maratona de Ílhavo, com pouco mais de 21 km, atravessou boa parte da cidade, destacando-se o início e o fim feitos na Avenida 25 de Abril, em Ílhavo, e as passagens pela Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação, Gafanha de Aquém, Gafanha da Boavista e Vista Alegre, cenários que, não fosse a elevada competição e concentração dos perto de dois milhares de corredores, mereciam ser apreciados com mais atenção.

Graça Costa, refira-se, tinha conquistado o segundo lugar em F55, há cerca de um mês e meio, na Meia Maratona do Porto, com o tempo de 1h40m18s. Agora, em Ílhavo, baixou a fasquia pessoal em quase um minuto e meio, sinal inequívoco da boa forma física da corredora, que se iniciou nas corridas há apenas oito anos, em 2014.

Na altura, participava pela primeira vez na Meia Maratona de Barcelos, prova organizada precisamente pela Associação que hoje representa. De lá para cá, tem percorrido o país de lés-a-lés com a camisola dos Amigos da Montanha, levando longe o nome da Associação e do concelho.

Com títulos nacionais, Graça Costa chamou também a atenção da seleção nacional, representando, por exemplo, Portugal nos Europeus de Masters, em 2020, competição que lhe valeu o galardão de vice-campeã europeia em W55.

#amigosdamontanha

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt