Theatro Gil Vicente lotado para ver espetáculo “Arte Não Tem Idade”

Um espetáculo de dança levado a palco por pessoas com mais de 65 anos lotou por completo o Theatro Gil Vicente, no passado dia 10, culminando assim o projeto a “Arte Não Tem Idade”, inserido no programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”.
No caso em concreto, esta ação foi desenvolvida pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo e visou promover a participação em várias disciplinas e áreas artísticas, nomeadamente a Dança, a Música e a Expressão Dramática, mais propriamente, junto da população mais idosa e reformada.
Durante o decorrer do projeto, realizaram-se encontros, oficinas e aulas, sobre orientação de professores e profissionais capacitados, tendo justamente em vista a realização deste evento final, no qual os participantes puderam exprimir e mostrar todas as capacidades adquiridas ao longo do processo.

De resto, entre os objetivos da ação constavam concretamente “criar espaços e tempos de lazer, recreio,  bem-estar; desenvolver e potenciar as capacidades artísticas, expressivas e motoras dos mais idosos, incentivando rotinas e estilos de vida saudáveis, melhorando a sua qualidade de vida, bem como a inclusão e solidariedade, em momentos onde os idosos pudessem ocupar o seu tempo livre, socializar e participar ativamente em atividades culturais e recreativas.
Recorde-se que o Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” é promovido pelo Município, e cofinanciado em 334 mil euros pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020.  No caso concreto desta ação operacionalizada pela ARCA, o financiamento ascendeu aos sete mil euros mais IVA.
Ao apoiar esta operação, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para a promoção da inclusão social, do emprego e da qualidade de vida.
O Município de Barcelos coordena o projeto que tem cinco entidades do concelho envolvidas (IPCA, APACI, APAC, Banda Musical de Oliveira e Centro de Emprego de Barcelos) e mais de 50 entidades atuantes nos setores da cultura e social.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.

#cmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt