6.º Campos & Lopes Corta Mato de Barcelos surpreende com traçado novo

A sexta edição do Campos & Lopes Corta Mato voltou a Barcelos, domingo, e com ele veio uma série de novidades, que promete fazer escola em iniciativas futuras.

Organizada pelos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal e Barcelos e da Associação de Atletismo de Braga, a prova teve lugar num cenário novo, mas bastante propício para a prática do atletismo, com um tapete verde que se estendia praticamente até à margem esquerda do rio Cávado, num traçado mais arrojado e atrativo. O novo circuito apresentou-se com algum declive, bem ao gosto dos atletas, desenhado em ambiente de mata e floresta. Cenário, por isso, mais do que convidativo para quem gosta de aliar prática desportiva, corrida e natureza.

E se a mudança de local do Campeonato Regional para os terrenos da Fundação Gonçalo Pereira, antiga Escola Agrícola de Barcelos, em Barcelinhos, não fosse por si só motivo mais do que suficiente para deixar os atletas satisfeitos, houve ainda que juntar todo o cenário envolvente, com a proximidade do Cávado, mas também o centro histórico da cidade de Barcelos, que serviu como pano de fundo para uma manhã muito bem passada.

O regresso desta prova a Barcelos após um interregno devido à pandemia pela Covid-19 foi também abrilhantado pelas excelentes condições climatéricas apresentadas domingo de manhã. Em suma, estiveram reunidas todas as condições para aquilo que foi uma manhã de desporto, convívio salutar e muita animação em torno de um evento que tem conquistado o seu espaço na agenda desportiva das mais diversas associações e clubes da região.

O campeonato Regional de Corta Mato juntou mais de duas centenas de atletas, num circuito que manteve, no entanto, algumas caraterísticas do anterior, por forma a garantir subidas e descidas, curvas e zonas de maiores retas, terreno mais duro e técnico e outro mais fluido, bem ao jeito do gosto dos atletas.

Quanto a resultados, destaque para as prestações de Leonor Figueiredo, que concluiu em 10.º (benjamins A – 500 m), de Maria Inês Coelho, que terminou em sétimo, Margarida Amaro ficou em 12.º, Luísa Baptista em 13.º, Maria Mendes em 15.º e Carla Miranda na posição imediatamente a seguir (infantis – 2 km). Inês Pedro terminou em oitavo (iniciados femininos – 2,5 km), ao passo que Tomás Linhares ficou em 11.º, Afonso Martins em 13.º, João Lomba em 14.º e Pedro Simões em 18.º (iniciados masculinos – 3 km). Já no escalão de juvenis femininos (3 km), Inês Garrido ficou em quinto. Em masculinos (4 km), Rodrigo Araújo foi quarto classificado. A rematar, em juniores, seniores e veteranos (8 km), Augusto Costa (vet. 50) concluiu em 10.º e Agostinho Rodrigues (vet. 55) em 50.º.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt